Pular para o conteúdo principal

Justiça aumenta pena do assassino confesso do jornalista de Décio Sá

Jornalista Décio Sá
Jornalista Décio Sá
A 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Maranhão (TJMA), em sessão extraordinária nesta quarta-feira (18), decidiu aumentar a pena de Jhonathan de Sousa, assassino confesso do jornalista Décio Sá. Condenado em julgamento anterior ao cumprimento de pena de 25 anos e três meses, ele teve sua condenação agravada para 27 anos e 5 meses de reclusão, em regime inicialmente fechado. Ficam mantidas as demais penas determinadas pela Justiça de 1º Grau.
Na mesma sessão, o colegiado anulou o julgamento de Marcos Bruno Silva de Oliveira, que foi condenado a 18 anos e três meses de reclusão, por garantir fuga ao executor do crime, Jhonathan de Sousa.
Com a nova determinação judicial, ele será submetido a novo Tribunal do Júri Popular.
Os processos – que ficaram sob a relatoria do desembargador José Luiz Almeida – referem-se às apelações criminais interpostas pela defesa dos acusados e pelo Ministério Público do Maranhão (MPMA), ambas solicitando reforma da decisão da 1ª Vara do Tribunal do Júri, proferida em fevereiro de 2014.
APELAÇÕES – Em relação ao recorrente Marcos Bruno, a defesa pediu, preliminarmente, a nulidade do júri, por considerar que a mídia em DVD não tinha qualidade e impediu a reapreciação dos depoimentos das testemunhas arroladas pelo MPMA. No mérito, pediu a realização de um novo júri.
Quanto ao recorrente Jhonathan de Sousa, a defesa pugnou pela redução da pena imposta, por entender que foi fixada de forma exacerbada e fora dos parâmetros de razoabilidade e proporcionalidade.
O Ministério Público, por sua vez, refutou a nulidade apontada, asseverando que a mídia em DVD é claramente aproveitável, no que concerne à produção de provas. Afirmou que o pedido de redução das penas não se sustenta e defendeu que as mesmas sejam agravadas, diante da existência de qualificadoras previstas no artigo 121 do Código Penal.
Desembargador José Luiz Almeida
Desembargador José Luiz Almeida
VOTO – Ao acolher o pedido de nulidade, o desembargador José Luiz Almeida observou ser notória a inaudibilidade do conteúdo da mídia em DVD, onde constam os registros dos depoimentos colhidos no curso da instrução.
“Os arquivos constantes na mídia audiovisual estão, de fato, defeituosos, com uma colossal quantidade de trechos ininteligíveis, muitos deles com perguntas e respostas incompletas e, em outros, com frases inteiramente comprometidas”, frisou o desembargador.
No julgamento de Jhonathan de Sousa, o magistrado avaliou as agravantes de pena não consideradas na decisão de primeira instância – análise realizada em três fases; análise das circunstâncias judiciais enumeradas no artigo 59 do Código Penal;análise das circunstâncias atenuantes; e agravantes e das causas de diminuição e de aumento de pena.Para chegar a pena total considerou a reanálise das circunstâncias judiciais, circunstância atenuante, no caso, a confissão espontânea e mais duas agravantes.
Em relação a Shirliano Graciano de Oliveira – pronunciado pelo Juízo de Direito da 1ª Vara do Tribunal do Júri do Termo Judiciário de São Luís/MA, por formação de quadrilha e também por participação no homicídio – o desembargador ressaltou que, a partir da individualização da participação do recorrente na empreitada criminosa, torna-se impossível definir como ocorreu o auxílio prestado supostamente ao executor do homicídio, reconhecendo-se que não há nos autos indícios mínimos de sua participação na ação criminosa.
FONTE BLOG DO LUÍS PABLO

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Fotos de adolescente pelada vazam em rede social em Santa Luzia

Mais um escândalo envolvendo fotos de adolescente nua explode em Santa Luzia – MA. Dessa vez são fotos de uma adolescente de 16 anos. As fotos vazam no WhatApp, uma das redes sociais mais populares nos dispositivos de telefonia móvel. [leia mais] fonte:http://www.folhaluziense.com.br

Não se sabe quem divulgou as fotos da menor na rede social. As fotos mostra a adolescente totalmente nua fazendo poses em frente ao espelho dentro de um quarto. Há alguns meses um grande site de Santa Luzia divulgou um caso parecido. Aproximadamente dez fotos de uma adolescente totalmente pelada foram postas em uma conta do facebook.

Dançarinas do Aviões fizeram THE enlouquecer. Veja fotos e vídeos Três dessas dançarinas toparam posar nua para a revista masculina mais vendida do país

Dançarinas do Aviões fizeram THE enlouquecer. Veja fotos e vídeos Três dessas dançarinas toparam posar nua para a revista masculina mais vendida do país Dançarinas do Aviões do Forró: lindas! Elas são realmente verdadeiros ‘Aviões’. Dançarinas de uma das mais bandas mais populares do Piauí, mantêm um ritmo que permitem ter corpos lindos, saradas e de fazer inveja à qualquer panicat (as famosas dançarinas gostosas do programa Pânico), por exemplo.
Titulares do ‘balé’ da ‘Aviões do Forró’, as dançarinas Ariana Soares, Daiane Oliveira, Danielle Stephany, Jeane Gomes, Rayssa Melo, Rosy Belfor e Thais Lea, fazem parte das principais atrações de um show da banda, contando com a voz e a irreverência marcante dos vocalistas Alexandre Avião, o Xandinho, e Solange Almeida, a Sol.
Em Teresina, na noite da segunda-feira passada, quando fizeram um mega-show popular com a banda ‘Aviões do Forró’ -foi tudo pago pelo Governo do Estado-, essas dançarinas foram um show a patê. Ousaram na…

Transformista é assassinado com tiro no peito em Parnaíba

A vítima fazia “ponto” nas imediações da distribuidora Tropigás


O travesti Joales dos Santos, 23 anos, conhecido como “Michelle” que residia na rua Delbão Rodrigues n° 304 bairro Ceará, foi assassinado com um tiro de arma de fogo de calibre desconhecido na altura do peito esquerdo.
O fato aconteceu por volta de 1h 40 da madrugada dessa sexta-feira(16/08), em frente ao motel Deslize, nas proximidades do Aero Bar, por trás do depósito da Tropigás, na rua Merval Neres, bairro Rodoviária.
De acordo com a polícia, Joales marcava ponto naquelas imediações e chegou um cliente em um automóvel, provavelmente para marcar um programa, momento em que houve um atrito, onde um tiro foi disparado de dentro do automóvel, acertando o transformista, que na ocasião, encontrava-se encostado na janela pelo lado de fora do veículo.
A vítima que era natural de Luís Correia da localidade Brejinho, morou em São Paulo, de onde chegou recentemente a Parnaíba e fazia “ponto” nas imediações da d…